Projeto Escola


Os filhos da Dita

A peça "Os filhos da Dita" enfoca parte da história do Brasil, o período da ditadura militar brasileira, a partir de 1964, e suas consequências nos dias atuais. Sendo esse tema inerente ao currículo escolar dos alunos, torna-se relevante a eles e à escola o aprofundamento nesse assunto através de uma peça de teatro, pela descontração, pela realização de uma atividade de forma prazerosa.

Este espetáculo está em cartaz desde o início de 2011 e dezenas de escolas da rede pública já levaram seus alunos. O que foi muito recompensador e proveitoso, pois os professores de história utilizaram o tema da peça para desenvolverem junto aos alunos trabalhos escolares e debates produtivos e estimulantes. Das inúmeras avaliações que recebemos das escolas envolvidas, todas manifestaram a grata ideia do projeto e abarcaram o propósito de nossa história ser merecedora de um olhar sensível e crítico.

A realização deste Projeto Escola é um trabalho elaborado com entusiasmo e desvelo, que repercute uma proposta bastante aceita pelo público estudantil e docente. E confirma a necessidade de se levar escolas ao teatro, de se levar gratuitamente estudantes ao teatro, principalmente as regiões mais carentes, ou distantes do Centro de São Paulo, onde o acesso à cultura é dificultado.

A participação dos jovens estudantes e do público mais adulto (EJA) é gratificante em todo o processo. É uma troca de informações, um envolvimento de alunos, professores e nós, grupo de teatro Arlequins, proveitoso e enriquecedor para todos.


_________________________________________________________

Nossa temporada no Teatro Zanoni Ferrite (2013)

De 26 de Abril a 2 de Junho 2013, nós, Arlequins, fizemos uma agradável temporada com 18 apresentações, no Teatro Zanoni Ferrite, Região Leste da cidade de São Paulo, onde mais de 1.000 espectadores entre alunos e professores das Escolas de Ensino Fundamental, Médio e EJA da Rede de Ensino Público de São Paulo, puderam assistir gratuitamente nossa peça de teatro "Os filhos da Dita".





 
_________________________________________________________

Projeto Escola (2011)

De 16 de Março à 02 de Junho de 2011, nós, Arlequins selecionamos Escolas de Ensino Médio e EJA da rede pública da cidade de São Paulo para apresentações gratuitas do espetáculo Os filhos da Dita aos alunos e professores. Assim como também disponibilizamos ingressos para alunos e professores da rede de ensino público da cidade de São Paulo para assistirem gratuitamente o espetáculo "Os filhos da Dita" no Teatro Coletivo - Sala 1, onde estivemos em temporada de 7 à 29 de Maio de 2011 (sábados e domingos).

Nessa temporada nas escolas, totalizamos 30 apresentações em 15 escolas, envolvendo UM TOTAL DE 8.949 ESPECTADORES entre alunos e professores.


O Projeto



O foco é a ampliação do público, a expansão do acesso às diversas camadas da sociedade, a difusão espontânea e comunicativa das nossas inquietações, a discussão e o questionamento do status quo social e do nosso papel de cidadão transformador criando um ambiente propício para o debate.
 

O teatro, por ser uma expressão artística peculiar, tem a possibilidade de comunicar com palavras, ações, música, estimulando os sentidos do espectador, envolvendo, divertindo e com o compromisso de ampliar os horizontes do público sem distraí-los da realidade em que está inserido.



Em busca de um diálogo direto e eficaz com os espectadores, propomos:


O programa tem início com a coordenação pedagógica da escola e docentes para exposição do projeto e posterior pré seleção das escolas. A partir dessa etapa contaremos com um grupo de colaboradores que já estarão devidamente informados e, junto com o núcleo Arlequins, prepararão os estudantes para o evento. O segundo passo é o contato dos estudantes com a temática do espetáculo e suas abrangências, para que esse público, comprometido pela curiosidade e não obrigatoriedade, participe ativamente da apresentação.

O terceiro, e mais importante para nós dedicados ao teatro, é o fazer teatral, a apresentação do espetáculo Os filhos da Dita. Ao final da apresentação propomos um debate e nele pretendemos estimular os alunos a se expressarem a respeito do assunto da peça. Embora entendamos que o fenômeno teatral deva se bastar por si só, queremos com essa iniciativa propiciar um ambiente de provocações e questionamentos, já que o sistema em que estamos imersos não favorece esse tipo de troca, abrir esta discussão tão essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais articulada e mais eficiente nas questões comuns, pra que o teatro seja o ponto de partida, mas não encerre a ação em si.





Esse Projeto Escola espera o envolvimento de alunos, professores e artistas em discussões e debates proveitosos e enriquecedores. Disponibilizamos para esse fim o nosso blog geracaoai5.blogspot.com, e outras ferramentas da blogosfera (facebook, twitter) que permitem ao visitante se expressar e propicia a troca de informações com o grupo e outros internautas, além de oferecer textos relacionados à temática do espetáculo.

O projeto prevê 30 apresentações gratuitas para escolas públicas da cidade de São Paulo, serão selecionadas escolas de cada região (Zona Norte / Zona Sul / Zona Leste / Zona Oeste / Centro), com apresentações nos períodos da manhã, tarde e noite), 200 estudantes por apresentação, perfazendo um total de 6.000 estudantes.
Concluído o projeto, totalizamos 30 apresentações em 15 escolas, envolvendo um total de 8.949 espectadores entre alunos e professores.
_________________________________________________________

O projeto "Geração AI-5 - Os Filhos da Dita" foi aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Pronac nº 08 7044.

_________________________________________________________

Leia críticas e comentários sobre "Os filhos da Dita" no link:


_________________________________________________________ 

Escolas da Rede de Ensino Público que já assistiram gratuitamente ao espetáculo "Os filhos da Dita"


- ETEC PROFº. APRÍGIO GONZAGA - (Região Leste)
- E. E. PROFª. CARMELINDA MARQUES PEREIRA - (Região Leste)
- E. E. REPÚBLICA DA NICARÁGUA - (Região Leste)
- E. E. JARDIM LIMOEIRO III - (EJA) - (Região Leste)
- E. E. DONA PILAR GARCIA VIDAL - (Região Leste)
- E. E. RECANTO VERDE SOL - (Região Leste)
- E. E. ANTÔNIO CÂNDIDO BARONE - (Região Leste)
- E. E. PROFª. ALMERINDA RODRIGUES MELLO - (Região Leste)
- E. E. PROFª. IRENE DE LIMA PAIVA - (Região Leste)
- E. E. ORVILLE DERBY - (Região Leste)
- E. E. VISCONDE CONGONHAS DO CAMPO - (Região Leste)
- EMEF PRESIDENTE KENNEDY - (Região Leste)
- CIEJA SAPOPEMBA - (Região Leste)
- CIEJA SÃO MATHEUS - (Região Leste)
- ESCOLA MUNICIPAL FREI GALVÃO - (Região Norte)
- E. E. ÂNGELO BORTOLO - (Região Norte)
- E. E. PROFª. ZENAIDE VILALVA DE ARAUJO - (Região Norte)
- ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR ANTÔNIO SAMPAIO -  (Região Norte)
- E. E. SENADOR ADOLFO GORDO - (Região Oeste)
- E. E. PEREIRA BARRETO - (Região Oeste)
- E. E. MARTIM FRANCISCO - (Região Centro Sul)
- E. E. BRASÍLIO MACHADO - (Região Sul)
- EPG ÁLVARO MESQUITA - (Guarulhos/SP)
- EPG DORCELINA DE O. FOLADOR - (Guarulhos/SP)
- EPG DORIVAL CAYMMI - (Guarulhos/SP)
- EPG VISCONDE DE SABUGOSA - (Guarulhos/SP)
- EPG ÉRICO VERÍSSIMO - (Guarulhos/SP)
- EPG TOM JOBIM - (Guarulhos/SP)
- EPG PAULO FREIRE - (Guarulhos/SP)

_________________________________________________________

Conheça todas as atividades do Arlequins pertinentes a montagem do espetáculo Os filhos da Dita, clicando no link:


_________________________________________________________ 

4 comentários:

  1. Olá assisti a peça e adorei,gostaria de ir assisti de novo com minha irmã e alguns amigos que não são de minha escola,gostaria de saber se não tem problema eles não serem da escola,e se não tem problema eu no papel de aluna me inscrever em nome da escola?!
    Desde já agradesso,Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, pode se inscrever, sem nenhum problema. Aguardaremos você e seus amigos. Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Ois vcs são demais. Vi a peça na escola adorei e depois no teatro adorei + ainda. Vou dar a dica pros meus amigos irem ao teatro. Bjins
    T@ty

    ResponderExcluir
  4. ótimo artigo, vou aplicar essas dicas na hora de fazer uma indicação berçario zona norte SP, muito bom

    ResponderExcluir