sábado, 1 de maio de 2010

1º de maio: dia do Trabalho ou do Trabalhador?

"Como explicar que hoje três quartos da humanidade estejam afundando no estado de calamidade e miséria somente porque o sistema social de trabalho não precisa mais de seu trabalho?

Trabalho não é, de modo algum, idêntico ao fato de que os homens transformam a natureza e se relacionam através de suas atividades. Enquanto houver homens, eles construirão casas, produzirão vestimentas, alimentos, tanto quanto outras coisas, criarão filhos, escreverão livros, discutirão, cultivarão hortas, farão música etc.

A história da modernidade é a história da imposição do trabalho que deixou seu rastro amplo de devastação e horror em todo o planeta.

'Afastai os ociosos', dizia o Hino Internacional do Trabalho – e 'o trabalho liberta' ecoava aterrorizantemente sobre os portões de Auschwitz.

Se o rei Midas ao menos ainda vivenciava como maldição o fato de que tudo em que tocava virava ouro, o seu companheiro de sofrimento moderno já ultrapassou esse estado. O homem do trabalho nem nota mais que, pela adaptação ao padrão do trabalho, cada atividade perde sua qualidade sensível específica e torna-se indiferente. Ao contrário, ele dá sentido, razão de existência e significado social a alguma atividade somente através desta adaptação à indiferença do mundo da mercadoria. Até mesmo sonhar torna-se 'trabalho de sonho', o conflito com a pessoa amada torna-se 'trabalho de relação' e o trato de crianças é desrealizado e indiferenciado como 'trabalho de educação'. Sempre que o homem moderno insiste em fazer algo com seriedade, tem na ponta da língua a palavra trabalho."


Fragmentos do Manifesto Contra o Trabalho, jun/2001, grupo Krisis (Robert Kurz)


5 comentários:

  1. Nossa... Adorei a postagem...
    Trabalho feito uma mula (rs), tanto no remunerado como em casa, onde nada ganho, bem, um tapinha no bumbum vez ou outra (rs). Saber que até esse tapinha é trabalho, ah, preciso cobrar... (rs)
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Catarina
    Eu levo mais de dois tapinhas por dia, concluo que devo receber remuneração o dobro que a sua, né? kkkkkkk
    Brincadeira, gente. Esse negócio de "mais valia" é sério.

    ResponderExcluir
  3. VCS DUAS FICAM AÍ BRINCANDO DE LEVAR TAPINHA E RECEBER PELO TAPA LEVADO. QUE ISSO! A ANA FALOU DE SISTEMA. PATRÃO/EMPREGADO. QUE A GENTE TRABALHA PRA SUSTENTAR ALGO QUE NUNCA SABOREAREMOS. CONSTRUO EDIFÍCIOS LUXUOSOS MAS SEI, PELO QUE GANHO, QUE NUNCA MORAREI EM UM.
    DIA DO TRABALHO. TODO DIA É.

    ResponderExcluir
  4. A grande mídia jamais pronuncia dia do trabalhador. É sempre dia do trabalho. É preciso analisar o conteúdo das duas palavras e conferir que há uma ENORME diferença de conceitos. O trabalho fez o homem evoluir desde quando começou a usar com as mãos o galho para colher os frutos que o alimentava. Dia do trabalhador tem um valor social agregado, porque nele vem o conceito de explorador e do explorado. Vem o conceito de classe sociais. O explorador fornece os galhos e as árvores frutíferas e o trabalhador só tem a sua força de trabalho que é colher os frutos, que por sinal, não comerá...

    Parabéns pelo projeto! Acho que a história de nosso povo deve ser mesmo escarafunchada, revirada, catalogada, contada em versos e prosas... pelo próprio povo!

    Agora estou seguindo os arlequins!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sempre ouvi que "o trabalho enobrece o homem", sinceramente nunca conheci nenhum. Alguém teria uma lanterna pra me emprestar?

    ResponderExcluir