quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Lugares da Memória: Resistência e Repressão em São Paulo

A ditadura militar que assolou o país nas décadas de 60 e 70 é exposta e denunciada na mostra "Lugares da Memória - Resistência e Repressão em São Paulo", em cartaz no Memorial da Resistência até março.

O Brasil teve, ao longo do século XX, ditaduras que perseguiram, prenderam e torturaram milhares de cidadãos que ousaram lutar contra o autoritarismo e as desigualdades sociais.

Em inúmeros lugares habitam as memórias das ações de controle, repressão e resistência políticas no Brasil durante os dois regimes autoritários - o Estado Novo (1937-1945) e a Ditadura Militar (1964-1985), e em períodos de democracia: presídios, praças, sindicatos, hospícios, campos de aprisionamento, igrejas, ruas, teatros, entre tantos, guardam a memória de atrocidades, lutas e conquistas, de maus tratos e solidariedade. E cabe a nós, agora, dar um sentido a esses lugares.

Por que e como se tornaram espaços de repressão ou campos da resistência? As histórias desses lugares estão nos trabalhos de pesquisadores, em matérias de jornais, em documentários, em documentos e fotografias de arquivos e, especialmente, na memória de cidadãos que, pela ação ou por herança, conhecem esses lugares.

Suportes de informação, são potenciais instrumentos de educação para a cidadania. Cabe a nós, então, despertá-los.

Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 - São Paulo/SP
Tel. 55 11 3335-4990.
Terça-feira a domingo, das 10h às 18h

http://www.memorialdaresistenciasp.org.br./index.php?option=com_content&view=article&id=36&Itemid=27

3 comentários:

  1. A idéia é muito ótima. Lugares contém história, devem ser revisitados, mesmo que por fotografias. Já que no Brasil quase nada, ou praticamente nada, é preservado a memória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se nos ocupassemos mais em cultivar o que nos gerou talvez não achassemos que o sabor da delícia é tão fugaz.

      Excluir
  2. Qualquer coisa que se faça pra tornar limpa a nossa história recebo com aplausos e muita euforia em acreditar que essa coisa ainda vai dar certo.
    Mundo ... me chame de Raimundo....
    kkkkk

    ResponderExcluir