sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Comissão da Verdade quer novo atestado de óbito para Herzog

A versão oficial diz que o jornalista se suicidou em sua cela em São Paulo em 1975, mas a família exige o reconhecimento de sua morte por militares durante a ditadura

por José Cruz/Abr

A Comissão da Verdade solicitou à Justiça quinta-feira, 30, que retifique o atestado de óbito do jornalista Vladimir Herzog, que segundo a versão oficial se suicidou em sua cela em São Paulo em 1975.

Por pedido da família, a comissão solicitou que no documento conste como causa da morte "lesões e maus tratos sofridos durante o interrogatório nas dependências do 2º Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi)" e não por asfixia mecânica, como consta do atual atestado de óbito.

A solicitação foi aprovada por unanimidade pelos membros da comissão, que anexou ainda documentos de ações judiciais interpostas anteriormente pela família nos quais é refutada a teoria do suicídio.

"Quando a sentença rejeita a tese do suicídio exclui logicamente a tese do enforcamento", raciocinou a comissão, que acrescentou que o certificado "encobre a causa real da morte".

Herzog, com uma ampla trajetória nacional e internacional, foi encontrado morto em 25 de outubro de 1975 em sua cela, um dia após ter se apresentado para depor sobre seus vínculos com movimentos de esquerda.

Segundo a versão oficial da época, o jornalista se enforcou com seu próprio cinto em uma janela da cela, e a Justiça determinou que se tratava de suicídio.

Em março passado, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) anunciou que investigaria a morte de Herzog.

2 comentários:

  1. Justíssimo, não podemos mais ter nossa história mascarada por interesses de ditadores. Liberdade para a verdade já e sempre!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Vlado merece esse reconhecimento. Era um homem de coragem, não é justo carregar para sempre essa imagem de suícida. Essa falsa imagem, criada para distorcer a verdade que acontecia naqueles podres porões administrados por psicopatas.

    ResponderExcluir