sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Livro resgata história da vala clandestina de Perus

Lançamento ocorrerá na terça-feira (04), na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

da redação Brasil de Fato

Será lançado na terça-feira (04), na capital paulista, o livro “Vala Clandestina de Perus - desaparecidos políticos, um capítulo não encerrado da história brasileira”.

A publicação relembra a abertura da vala clandestina no Cemitério Dom Bosco, em 1990, de onde foram retiradas 1049 ossadas não identificadas. A ação possibilitou o início de uma série de investigações, que puderam desvendar à sociedade, pela primeira vez, as atrocidades da ditadura civil-militar.

Familiares de vítimas e movimentos de defesa dos direitos humanos descobriram a vala no final da década de 1970, enquanto faziam buscas por seus parentes. Entretanto, a vala só pode ser aberta mais de dez anos depois, com o auxílio da então prefeita, Luiza Erundina.

A vala foi apenas um dos crimes registrados no Cemitério de Perus, construído em São Paulo na gestão de Paulo Maluf na Prefeitura. Desde sua inauguração, em 1971, o local foi marcado por irregularidades. Para lá eram levados indigentes, vítimas do esquadrão da morte e militantes políticos assassinados pelo regime. Os crimes renderam a Maluf e a outras autoridades da época ação civil por ocultação de cadáver.

Depois da abertura da vala, foi criada uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar esse e outros crimes. Os depoimentos e outros registros dos desdobramentos do caso estão no livro, que ainda reúne textos do presidente da Comissão de Anistia do governo federal Paulo Abrão, da ex-prefeita Luiza Erundina, do vereador Ítalo Cardoso e da ex-vereadoraTereza Lajolo, que fizeram parte daquela CPI; de Ivan Seixas, Maria Amélia Teles e Suzana Lisboa, da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos; dos procuradores regionais da República Eugênia Augusta Gonzaga e Marlon Alberto Weichert, do antropólogo forense peruano José Pablo Baraybar, que estuda o assunto na América Latina; e do jornalista Luiz Hespanha, pesquisador da história da ditadura civil-militar instalada no Brasil em 1964.

O livro terá distribuição gratuita. Junto com o lançamento haverá exposição com fotos históricas, tiradas durante a abertura da vala pelo fotógrafo Marcelo Vigneron e outras encontradas em diversos arquivos de familiares. As imagens ficarão disponíveis para visitação até 15 de setembro.

A publicação e a exposição são resultado do Projeto desenvolvido pelo Instituto Macuco com apoio do Núcleo de Preservação da Memória Política.

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Vala Clandestina de Perus - desaparecidos políticos, um capítulo não encerrado da história brasileira”

Dia 4 de setembro, às 19h

Fundação Escola de Sociologia  e Política de São Paulo
Rua General Jardim, 522 - Vila Buarque

2 comentários:

  1. A distribuição do livro será gratuita, que joia, vou buscar o meu. Obrigada pela dica.
    Marlene Cruz

    ResponderExcluir
  2. Boa, também vou pegar um, esse assunto me interessa muito e não é sempre que temos a oportunidade de ter um livro sem que os $$$ nos afastem dele.

    ResponderExcluir