quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Filme Verdades Verdaderas, no Memorial da Resistência de São Paulo

Dia 15 de setembro, sábado, às 14h, no Memorial da Resistência de São Paulo, na programação do Cinema da Resistência, será exibido o filme Verdades Verdaderas, la vida de Estela, seguido de debate com Estela Carlotto (presidenta da Associação Civil Avós da Praça de Maio, da Argentina), e Maurice Politi (diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política). Este programa conta com o apoio do Consulado Geral da Argentina em São Paulo.

Sinopse:

Em 1976, sob o pretexto da reorganização nacional, do combate à subversão e à perseguição ao perigo comunista, um golpe de estado derrubou o governo argentino, instaurando o “Processo de Reorganização Nacional”, nome pelo qual ficou conhecida a Ditadura Militar Argentina. O país passou a vivenciar o Terrorismo de Estado e contabilizou o assassinato de aproximadamente 30.000 cidadãos de diferentes idades e classes sociais, além de sequestros de crianças.

O filme conta a história de Estela Barnes de Carlotto, ativista política de direitos humanos na Argentina e presidenta da Associação Civil Avós da Praça de Maio (Abuelas de Plaza de Mayo), uma organização não governamental que tem como objetivo localizar e promover o retorno às suas legítimas famílias as pessoas sequestradas pela repressão política na Argentina durante a ditadura, bem como localizar e exigir punição aos responsáveis.

A história contada busca retratar os mais diversos aspectos da vida de Estela e o inicio de sua trajetória no ativismo político, logo após o sequestro de sua filha, Laura Estela de Carlotto, em 1977.

Ficha Técnica:

Verdades Verdaderas, la vida de Estela (Nicolás Gil Lavedra, 2011, ARG, 99min.)

Direção: Nicolás Gil Lavedra
Roteiro: Nicolás Gil Lavedra, Jorge Maestro, María Laura Gargarella
Produção: Mauro Debans
Elenco: Susú Pecoraro, Alejandro Awada, Laura Novoa, Fernan Mirás, Inês Effron, Carlos Portaluppi e Rita Cortese

Serviço:

Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 – Luz
Auditório Vitae – 5º andar
Entrada Gratuita

4 comentários:

  1. Que jóia. Não é sempre que dá para ver filmes assim. Vou dar uma chegada lá. Obrigada pela informação.

    ResponderExcluir
  2. 30.000 pessoas assassinadas pelo Estado é terror puro. Com certeza esse filme deve ser assistido.

    Leandra TH

    ResponderExcluir
  3. boa dica

    além do filme a oportunidade de um debate íntegro com pessoas conscientes do pavor que é viver sob uma ditadura sangrenta e bestial

    @carolineSP67

    ResponderExcluir
  4. Essas mulheres, originadas do extraordinário movimento que desafiou a ditadura argentina no auge do terror, é a mais pura expressão do direito humano à verdade.

    ResponderExcluir