segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Os filhos da Dita em Cuba no Magdalena Sin Fronteras IV

MAGDALENA SEM FRONTEIRAS IV
DRAMATURGIA E REPRESENTAÇÃO

8 Jan 2014 - 18 Jan 2014
Venue: Estudio Teatral, Santa Clara, Cuba

La dramaturgia de la representación en el teatro hecho por mujeres

A possibilidade de criar um espaço de encontro seguro me inspirou a continuar trabalhando para compartilhar o privilégio desses encontros. Desde a primeira chamada em 2005, a minha tendência me impulsiona a privilegiar os temas relacionados com o fazer artesanal, com os problemas de ofício, como se percebesse que, durante todo o tempo, evitamos discutir ou pensar em coletivo sobre a natureza do trabalho que nos reúne a todas: o teatro. Por outro lado, estou muito longe daquelas práticas ociosas e inúteis que tendem a construir teorias ou exercer critérios de verdade sobre os resultados artísticos individuais, ignorando deliberadamente a biografia pessoal, as curvas, os discursos agressivos e os contextos específicos em que cada trabalho realizado atesta dar fé e vida. Eu não acredito que a alma se separa das estradas onde todas lutamos para fazer e defender o teatro que fazemos, mas o teatro que fazemos, tão diferente, vem de uma inspiração precisa e tem sua linguagem também precisa. "Cada inspiração traz a sua linguagem", disse José Martí, o poeta e revolucionário cubano.

Quero insistir nos temas da criação teatral. Quero insistir que cada artista tente transmitir numa linguagem equivalente os mecanismos que articularam seus processos de criação. Eu quero que cada um de nós tente se aproximar, a partir de sua prática e da sua história, ao tema das dramaturgias e das representações, como um testemunho de um processo em processo dentro de uma realidade precisa, sujeita a mudanças e dúvidas. Fico obcecada com o pragmatismo brutal que atravessa nosso mundo e as possibilidades que temos para transmitir, com eloquência, nossas experiências, os pensamentos que puderam criar ilusões e sustentar o caminho as vezes instável de muitos jovens que buscam e necessitam de uma voz no meio de tanta miséria humana. Nós não podemos mudar o mundo, mas podemos; a partir de nosso ofício e com a convicção do que fazemos; ir contra a atitude de consumo que invade todas as esferas de nossas vidas, do pensamento e também do teatro. Por isso insisto em falar do ofício, parece ocioso, mas de fato não é. Nosso ofício é o nosso verdadeiro patrimônio, e por acreditar que seja tão precioso e saber que ele é tão frágil, caminhamos contra a corrente de consumo que convida sempre apostar no que é seguro e nas ganâncias de todo tipo em curto tempo.

A partir de agora, as espero todas para continuar tecendo as conversas e abrir perguntas, cultivando inquietações que nos inspiram não a ir mais longe, mas a ir mais fundo.

Roxana
Santa Clara / Cuba / 2014
___________________________________________________________

Serviço:

Dia: 17 de Janeiro (sexta-feira) às 17h
Local: Sala Margarita Casallas del Mejunje

Com Ana Maria Quintal e Camila Scudeler
Direção: Sérgio Santiago

11 comentários:

  1. Parabéns galera do teatro por mais essa conquista!

    ResponderExcluir
  2. Maravilha vocês em Cuba. Arrasem. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Sucesso em Cuba meus queridos.
    Vcs merecem.

    ResponderExcluir
  4. Que os cubanos os recebam com muito entusiasmo e aplausos. É o meu desejo a vcs. Lá e em todos os lugares por onde passarem. Saudações!

    ResponderExcluir
  5. Hoje, daqui pouquinho, Ana Maria Quintal e Camila Scudeler estarão apresentando, com suavidade e fúria, Os filhos da Dita num palco cubano. Evoé !!!

    ResponderExcluir
  6. Felicitações arlequins por mais essa possibilidade em terras estrangeiras e bom regresso.

    ResponderExcluir
  7. Que o sucesso esteja sempre com vcs e que tragam boas notícias do mundo daí. Cuba é um país muitíssimo mal compreendido por boa parte dos brasileiros que ainda temem o fantasma do "comunismo" e vivem exatamente o que temem sob o jugo do capitalismo.

    ResponderExcluir
  8. Felicitaciones a Arlequins de la magnífica presentación en nuestra ciudad. El éxito no es sólo estar en el escenario, pero hacer que el público se sienta.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns a todos vocês por mais esta conquista.

    ResponderExcluir