Conheça as gerações (Veteranos, Boomers, X e Y)
Retirado da Revista HSM Management 70 setembro - outubro 2008
Pela primeira vez na história corporativa, há quatro gerações compartilhando um mesmo espaço. Quando os funcionários de mais idade eram os chefes e os executivos mais jovens faziam o que lhes mandavam fazer, não se questionava o que dizia a diretoria, eram as regras. Agora, porém, as normas são reescritas diariamente. Veja abaixo algumas diferenças entre as gerações:
Veteranos ou Seniores (nascidos antes de 1946), boomers (nascidos entre 1946 e 1964), geração X (nascidos entre 1965 e 1980) e geração Y, também chamada de geração do milênio ou Facebook (nascidos de 1980 para cá).
Feedback:
- Os Y esperam feedback de todos no local de trabalho.
- A geração X prefere que não intervenham em seu trabalho.
- Os boomers tendem ao formalismo da avaliação anual.
- Os veteranos podem ser descritos com uma frase: "Se não há nenhuma notícia, é boa notícia".
Expectativas com relação ao trabalho e valores
- A geração Y é expert no uso da tecnologia. Influenciada pela web 2.0 (wikis, blogs e redes sociais), mantém fortes laços com suas comunidades, que são, em geral, virtuais. Seus membros são pragmáticos e irreverentes. Seus representantes desejam trabalhos "com sentido" e ambientes propícios à colaboração. Querem ter controle econômico de sua vida e são determinados na defesa do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
- Os que pertencem à geração X se definem, mais que qualquer outra coisa, pela mídia e pela tecnologia. Querem passar mais tempo com os filhos e, por essa razão, trabalhar menos. São céticos e individualistas. Apreciam a informalidade e a autoridade proveniente do mérito.
- Os boomers respeitam as hierarquias, são competitivos, idealistas e ambiciosos. Não vêem o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional com fator decisivo.
- Os veteranos veneram a disciplina e a cadeia de comando. São conservadores e esperam uma relação de longo prazo com as empresas.
Camila...
ResponderExcluirMe perdi de vez... Não sei quem eu sou nessa "Definição corporativa de GERAÇÃO - baseada em modelo norte americano"
Ou me achei de vez... Não sou nada disso e nem quero ser.
É. Fico com a segunda opção. rsrsrs