A abertura será no sábado (31) e terá o lançamento de um livro e a apresentação de um documentário sobre o revolucionário
No sábado (31), acontecerá a abertura da exposição “Apolonio de Carvalho – A trajetória de um libertário”, às 13h no Memorial da Resistência de São Paulo. A exposição ficará na capital paulista até o dia 1º de julho.
Familiares e amigos de Apolonio de Carvalho estarão presentes na abertura da exposição e participarão de uma conversa sobre a trajetória do revolucionário que combateu pelas liberdades democráticas e conquistas sociais.
Na abertura, haverá, às 15h, o lançamento do livro “Uma vida de lutas”, escrito pela esposa de Apolonio de Carvalho, Renée France de Carvalho. Além da exibição do documentário “Vale a Pena Sonhar”, de Stela Grisotti e Rudi Böhm, às 16h.
A exposição, que homenageia os 100 anos de nascimento do revolucionário, será composta por 30 painéis com fotos, documentos, cartazes e textos que percorrem a história de Apolonio de Carvalho desde a sua infância em Corumbá (MS), passando pelos principais acontecimentos políticos e sociais do século XX, como a Insurreição de 1935, a Guerra Civil Espanhola, a Resistência Francesa contra o nazismo, a luta contra a ditadura militar, o exílio, a anistia e a reconstrução democrática no Brasil.
SERVIÇO
Apolonio de Carvalho – A trajetória de um libertário
Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 – Luz
De 1º de abril a 1º de julho
Entrada gratuita de terça-feira a domingo, das 10h às 17h30
www.memorialdaresistenciasp.org.br
Ótima iniciativa da família de Apolonio em doar esse acervo. Um gesto que com certeza levará outras famílias a se sensibilizarem a doar tanta coisa guardada de verdadeiros brasileiros. Material importantíssimo que servirá para a produção de conhecimento e preservação da memória nacional.
ResponderExcluirOh Fabiana
Excluirse o mundo fosse assim
tão belo
acredito que estaria cá
comigo
Nada a ver, Exposição Apolonio é caso isolado, nada mudará por aqui.................
Duarte
Já falei sobre isso aqui.
ResponderExcluirGuerrilheiro cavalheiro, boa praça
fala mansa, no jeito de enternecer
dizia até nas noites das desgraças
“Para viver é preciso merecer viver”
Esse é Apolonio.