quarta-feira, 14 de julho de 2010

Manter a lucidez é um ato revolucionário!

"É sempre uma lástima, humanamente penosa, perder oportunidades históricas. Mas, do que tem sido feita a crônica da esquerda no Brasil? Ou é mais justo perguntar no mundo? Quando a esquerda não rasga horizontes, nem infunde esperanças, a direita ocupa o espaço e draga as perspectivas: é então que a barbárie se transforma em tragédia cotidiana". J. Chasin


 

José Chasin, filósofo, autor de A Miséria Brasileira, faleceu em 1998. Sustentava que a grande derrota sofrida pela esquerda em 1964 poderia ter aberto uma oportunidade histórica de autocrítica e de renascimento de uma nova esquerda. A construção de um movimento de idéias passa a ser sua grande perspectiva: "Manter a lucidez é um ato revolucionário"!


 

2 comentários:

  1. É. Esse assunto requer muita sensatez. Difícil explanar sobre. Acho que a esquerda não prevalece com seus "ideais", nem quando chega aos cargos executivos, por conta dos jogos políticos de acertos, conluios, interesses. Não acho que a direita ocupa espaços porque a esquerda não se impõe. Acho que a direita está sempre no espaço e a esquerda se rende. Portanto prevalece sempre uma forma de pensar de direita.
    Ai, difícil...

    ResponderExcluir
  2. Manter a lucidez é um ato revolucionário com certeza, mas como empregar lucidez num mundo vendido?

    ResponderExcluir