quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Copa de 1970 e a máquina de propaganda do regime militar

Há quatro décadas a seleção brasileira conquistava o tri-campeonato de futebol mundial, no México. Sendo a primeira a almejar o título três vezes, desde que o campeonato fora estabelecido em 1930, tendo o direito de trazer para o solo brasileiro a taça Jules Rimet.

A seleção brasileira de futebol de 1970 foi considerada por muitos a maior de todos os tempos. Ao arrematar em apoteose a taça, tomou para si o estigma de um feito heróico, num espetáculo transmitido pela primeira vez para o povo brasileiro através da televisão. Com forte cobertura na mídia de então, a vitória da seleção brasileira em 1970 foi usada como instrumento de propaganda do regime militar. Nunca o futebol seria tão bem explorado como propaganda de um governo no Brasil como o foi em 1970. A taça Jules Rimet foi erguida pelo próprio presidente de então, General Emílio Garrastazu Médici.

1970 foi um dos anos mais tensos da história do Brasil e do próprio regime militar implantado em 1964. No ano anterior as guerrilhas urbanas eclodiram pelo país, o sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick pela esquerda oposicionista, revelou ao mundo o que até então os militares negavam veementemente, a existência de tortura no país. O ano da copa começou com outro sequestro da esquerda, a do cônsul do Japão Nobuo Okuchi. Iniciava-se uma sangrenta caça aos guerrilheiros. A finalidade era caçar a todos e eliminar, numa condenação à revelia a uma pena de morte pré-determinada.

Momentos antes do início do campeonato, João Saldanha, técnico que classificara a seleção para a copa, foi afastado por motivos políticos, sendo substituído por Mario Jorge Lobo Zagallo. Feitas as arestas ideológicas, o Brasil entrou em campo, eliminando todos os adversários, numa atuação antológica de um elenco luxuoso, com Pelé, Tostão, Rivelino, Jairzinho, Gérson, Carlos Alberto Torres e Clodoaldo.

Enquanto o povo delirava com os gols, a economia atingia o auge do que se chamou “Milagre Econômico”, mostrando um país "próspero e feliz". Nas celas os presos eram torturados, mortos e desaparecidos. Nas rádios o hino da copa ecoava para os noventa milhões de brasileiros: “Pra frente Brasil!”.

A máquina de propaganda do regime militar nunca foi tão bem-sucedida como naquele ano, tendo como elemento principal a vitória da seleção, e a imagem heróica dos seus jogadores. Comparado a história contemporânea, o uso da imagem da seleção brasileira do tri-campeonato só perdeu para a propaganda do regime nazista, nas Olimpíadas de Berlim, em 1936.

Escrito por Jeocaz Lee-Meddi
texto na íntegra no site:
http://jeocaz.wordpress.com/2010/06/07/copa-de-1970-e-a-ditadura-militar/

12 comentários:

  1. Eu era um pivetinho mas lembro perfeitamente dessa euforia. Minha sorte é que meus pais são ligados, sempre discutiram política em casa, e sempre contra o regime militar. Nessa época minha casa era praticamente a única da rua sem a bandeira do Brasil asteada. Quanto ao hino Pra frente Brasil, meus pais também não cantavam. É tive sorte, muita... Pois desde cedo aprendi com quem estava lidando e ficar muito atento as propagandas e a mídia que tentam nos manipular.

    ResponderExcluir
  2. E lá iam perder uma oportunidade como essa para fazer o povo já motivado pela possível vitória e ser o vencedor mundial acreditar que o Brasil dessa época era o melhor lugar para se viver?!

    ResponderExcluir
  3. Claro que não iam perder.
    O Futebol já é um agente entorpecedor por natureza, usar esse alucinógeno coletivo como arma propagandística para disfarçar as atrocidades que o Brasil de 70 vivia era um passo só. Mas que rabão teve o regime militar com esse tri, hein...

    ResponderExcluir
  4. Até hoje eles negam veementemente a existência de tortura no tempo da ditadura. Ah, todo mundo sabe que ainda hoje é empregada a tortura. Seja um tapa na cara de um bandidinho qualquer para obter uma confissão qualquer ou coisa pior.

    ResponderExcluir
  5. Enquanto rojões estouravam em festejo, a caça pelos que lutavam contra a ditadura continuava, com a maioria já condenada e a pena de morte já decretada. É. Este é um país que vai pra frente. De uma gente amiga e tão contente.

    ResponderExcluir
  6. acho que o povo comemora vitorias no futebol no seu time ou na copa em qualquer circunstancia que o pais esteja vivendo
    isso que acho
    se os cara que governavam naquela epoca se aproveitaram disso pra levar vantagem ja e outros quinhentos

    ResponderExcluir
  7. Futebol pra mim é um tédio.
    Não suporto esse tipo de euforia imposta.
    Não vejo no futebol brasileiro essa coisa que dizem ser algo nato.
    Vejo sim é muita mídia orquestrando pra que seja
    Fenôôôômenos !!!
    O Brasil é tri, tetra, penta?
    E daí? E daí?
    O Rio de Janeiro continua lindo...
    O Rio de Janeiro continua sendo...
    Alô moça da favela aquele balaço !!!

    ResponderExcluir
  8. Flora vc pegou pesado !
    Futebol é diversão gata, não tem essa de misturar com problemas políticos.
    E quanto ao Rio, ele está vivendo o que vive há décadas, a diferença agora é que o tiroteio está sendo noticiado como "limpeza".
    Fiquem na paz... eheheheheh... se é que conseguem...

    ResponderExcluir
  9. Ao contrário de vc Mario, meus pais eram e são defensores que a ditadura era um bom tempo para se viver, pois havia segurança. Pode? Pode-se ter pais assim? Filhos deveriam poder escolher seus pais... kkk... Não sei como consegui escapar dessa educação tão insensata. Liberdade sempre, até para se jogar futebol sem ser preciso participar das negociatas dos mandantes.

    ResponderExcluir
  10. Bem lembrado

    Para quem é muito jovem para lembrar, Copa do Mundo de 1998, Ronaldo Fenômeno, na época Ronaldinho, passou mal e teve uma convulsão durante a noite anterior à final da Copa. Foi suspenso horas antes do jogo por incapacidade física e emocional de jogar, porém, momentos antes de a Seleção entrar em campo, Ronaldo foi liberado pelo técnico Zagallo e entrou em campo. O Brasil jogou tão mal, mas tão sofrível, que até hoje essa situação é questionada e milhares de hipóteses são levantadas. As principais são:

    - O patrocinador de Ronaldo – Nike – teria exigido sua participação na final, ameaçando cancelar o contrato e oferecendo uma baba aos dirigentes

    - A Seleção e seus jogadores teriam recebido uma grana preta para perder do time anfitrião, a França, que passava por um momento político e econômico muito difícil

    Pois é...

    ResponderExcluir
  11. Jurandir
    Futebol então não é apenas diversão?! ashuashu

    ResponderExcluir
  12. Pelada entre amigos até é diversão. Já entre países sei não. E a bufunfa que está em jogo muito mais que o próprio jogo de futebol???????
    Futebol é $$$$$$$$$$$$$ E Copa é encaixar a bola na rede do país que precisa ganhar por questões políticas, economicas e tal e tal...

    ResponderExcluir