quarta-feira, 28 de março de 2012

Exposição retrata 100 anos de Apolonio de Carvalho

A abertura será no sábado (31) e terá o lançamento de um livro e a apresentação de um documentário sobre o revolucionário

No sábado (31), acontecerá a abertura da exposição “Apolonio de Carvalho – A trajetória de um libertário”, às 13h no Memorial da Resistência de São Paulo. A exposição ficará na capital paulista até o dia 1º de julho.

Familiares e amigos de Apolonio de Carvalho estarão presentes na abertura da exposição e participarão de uma conversa sobre a trajetória do revolucionário que combateu pelas liberdades democráticas e conquistas sociais.

Na abertura, haverá, às 15h, o lançamento do livro “Uma vida de lutas”, escrito pela esposa de Apolonio de Carvalho, Renée France de Carvalho. Além da exibição do documentário “Vale a Pena Sonhar”, de Stela Grisotti e Rudi Böhm, às 16h.

A exposição, que homenageia os 100 anos de nascimento do revolucionário, será composta por 30 painéis com fotos, documentos, cartazes e textos que percorrem a história de Apolonio de Carvalho desde a sua infância em Corumbá (MS), passando pelos principais acontecimentos políticos e sociais do século XX, como a Insurreição de 1935, a Guerra Civil Espanhola, a Resistência Francesa contra o nazismo, a luta contra a ditadura militar, o exílio, a anistia e a reconstrução democrática no Brasil.

SERVIÇO

Apolonio de Carvalho – A trajetória de um libertário

Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 – Luz
De 1º de abril a 1º de julho
Entrada gratuita de terça-feira a domingo, das 10h às 17h30
www.memorialdaresistenciasp.org.br

3 comentários:

  1. Ótima iniciativa da família de Apolonio em doar esse acervo. Um gesto que com certeza levará outras famílias a se sensibilizarem a doar tanta coisa guardada de verdadeiros brasileiros. Material importantíssimo que servirá para a produção de conhecimento e preservação da memória nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Fabiana
      se o mundo fosse assim
      tão belo
      acredito que estaria cá
      comigo

      Nada a ver, Exposição Apolonio é caso isolado, nada mudará por aqui.................

      Duarte

      Excluir
  2. Já falei sobre isso aqui.

    Guerrilheiro cavalheiro, boa praça
    fala mansa, no jeito de enternecer
    dizia até nas noites das desgraças
    “Para viver é preciso merecer viver”

    Esse é Apolonio.

    ResponderExcluir