segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Retrospectiva 2010: O sítio dos torturadores

Estamos em um período de democracia. Mas na história recente do país há uma época nebulosa. É o período da ditadura. Defensores dos Direitos Humanos dizem que militantes de esquerda foram torturados e mortos em um sítio perto de São Paulo. O repórter Rodrigo Vianna foi em busca deste segredo.

9 comentários:

  1. É como diz o início da matéria. O problema é que até hoje persiste a prática da tortura em nosso país. Sinal que não há muita diferença na nossa democracia e no regime militar se prevalece a prática da violência, quando um policial intercepta um possível "contraventor", ao invés do cumprimento da constituição.

    Artigo 5º da Constituição Federal

    Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

    Termo 3º - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.

    ResponderExcluir
  2. Triste. Mas devem ter vários desses lugares por esse brasil a fora, ou melhor, a dentro. Não só nos porões oficiais da ditadura se praticava tortura, certamente. Saber que essa prática resiste em nossos dias é mais triste ainda.
    *Li*

    ResponderExcluir
  3. Quem sabe na retrospectiva 2011 mais coisas sejam reveladas e finalmente possamos ao menos "enterrar" simbolicamente nossos mortos, hoje tidos como desaparecidos.

    Matheus

    ResponderExcluir
  4. Bem colocado Matheus. Farei, façamos, o nosso melhor para na restrospectiva 2011 assistirmos matérias que anunciem "finalmente o Brasil assume o duro golpe que fez perecer bons cidadãos que lutaram pelo país livre das mãos de assassinos torturadores que mutilaram famílias, encarceraram a livre manifestação e podaram a vida. E reconheça que a verdade desses anos 60 e 70 não era a de um país que vai pra frente de uma gente alegre e contente".

    ResponderExcluir
  5. A reportagem diz que as investigações não foram continuadas, porque será? Ingenuamente pergunto, será pelo mesmo motivo da recente declaração do general Elito que diz que não é preciso mexer no passado, que temos de olhar pra frente? Ééééééé. Nessa toca tem muita raposa velha e esperta.

    ResponderExcluir
  6. Minha resposta a tudo isso que acontece hoje e desde antes acontece, é esta letra do Rappa.

    A minha alma está armada
    E apontada para a cara do sossego
    Pois paz sem voz
    não é paz é medo

    Às vezes eu falo com a vida
    Às vezes é ela quem diz
    Qual a paz que eu não quero conservar
    para tentar ser feliz

    As grades do condomínio
    são para trazer proteção
    Mas também trazem a dúvida
    se não é você que está nessa prisão

    Me abrace e me dê um beijo
    faça um filho comigo
    Mas não me deixe sentar na poltrona
    no dia de domingo

    Procurando novas drogas de aluguel
    nesse vídeo coagido
    É pela paz que eu não quero seguir admitindo

    (O Rappa - Minha alma: a paz que eu não quero

    LEANDRA

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a reportagem. Sem medo de relacionar o que acontece hoje com resquícios dos anos de chumbo.

    ResponderExcluir
  8. Gostei também. Uma reportagem sem rabo-preso.

    Isso mesmo Leandra... Paz sem voz não é paz é medo.

    Abraços a todas e todos !!!

    ResponderExcluir
  9. Já tinha assistido essa reportagem na época. Achei legal pela posição de retratar o hoje e o ontem como história que segue, mas senti falta de dados maiores, tudo fica meio no assim assim, dizem isso, falta apurar aquilo... Mas de qualquer maneira valeu a boa intenção.

    ResponderExcluir