terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Segredo de Estado, o desaparecimento de Rubens Paiva

Rio de Janeiro, verão de 1971. A casa do ex-deputado e pai de cinco filhos Rubens Paiva é invadida por agentes do serviço secreto do governo militar. Ele é levado para prestar depoimento e não volta mais. Amigos e familiares se lançam numa mobilização febril para tentar localizá-lo e desvendar o que está por trás do súbito acontecimento. Por que ele foi preso? Para onde foi levado? Quando voltará?

"Vai ser apenas um depoimento de rotina", disseram os policiais que o levaram de sua casa naquela ensolarada manhã carioca. Assim começou a jornada kafkiana de Rubens Paiva pelo submundo da repressão política, no auge da ditadura militar. Uma história comovente e espantosa, pela primeira vez reconstituída em todos os detalhes.

O Livro
Com uma estrutura narrativa não linear, Jason Tércio associa técnicas de romance, biografia e reportagem à crônica histórica, para conduzir o leitor pelo labirinto de incertezas e intrigas que envolveram esse caso, ao mesmo tempo em que revela os principais momentos da vida de Rubens Paiva como político, empresário e pai de família. Uma trajetória marcada pelo espírito inconformista e por um determinado anseio de liberdade e justiça.

Escrito em linguagem literária, mas apoiado numa minuciosa pesquisa, Segredo de Estado ressalta os aspectos humanos do caso, entrelaçados ao contexto político e social, tendo como pano de fundo os bastidores do golpe militar e episódios inéditos da conjuntura subsequente. Um livro que esclarece vários pontos sobre este que é o mais controvertido dos desaparecimentos políticos ocorridos durante o regime militar.

O lançamento do livro será amanhã (quarta-feira, 26), às 19h, na livraria Argumento no Rio de Janeiro.

40 anos do desaparecimento de Rubens Paiva
No dia 26 de março em São Paulo, uma
homenagem a Rubens Paiva será realizada com a abertura de uma exposição no Memorial da Resistência de São Paulo, organizada pelo Ministério dos Direitos Humanos.
___________________________________

Jason Tércio
É jornalista e autor dos livros Órfão da tempestade, Os escolhidos, A pátria que pariu, A Espada e a Balança, crime e política no banco dos réus, além da peça Sonhos de uma noite de sufoco, vencedora do Prêmio Cidade de Belo Horizonte. Foi redator de diversos órgãos de imprensa, entre eles Jornal do Brasil, O Globo e BBC.

7 comentários:

  1. Mais uma história contada graças a escritores ligados e interessados no assunto, só mesmo assim para a gente ter acesso a informações.

    ResponderExcluir
  2. O livro promete, porque Jason Tércio é muito bom. Já li A pátria que pariu, de sua autoria, e gostei bastante.
    MRV

    ResponderExcluir
  3. Certamente o escritor fez um ótimo e detalhado trabalho e ao mesmo tempo um doloroso relato. 40 anos é muito tempo para amargar essa dor. Será que ninguém vai por um término na dor dessa família, revelando a ela o que fizeram com o Rubens Paiva, onde está seu corpo?

    ResponderExcluir
  4. Faço minhas as palavras de Boneca. Até quando ouviremos a dor dos que tiverem seus companheiros desaparecidos como se a vida deles não valesse sequer sete palmos do chão? Até quando?

    ResponderExcluir
  5. Esse assunto é mesmo doloroso. O desaparecimento de alguém é mais cruel que a natureza da morte consumada. No entanto, felicito o autor da obra por nos presentear com essa dura realidade. Vou ler assim que lançado.
    Concordo com Anônimo das 18:32, só mesmo assim para termos acesso à informação. Diria mais, acesso à verdade. Ouviu Senhor Estado?

    ResponderExcluir
  6. Ah se esse livro fosse de ficção, um mundo imaginário jamais vivido... jamais sofrido... como seria intrigante às nossas mentes. Mas é real. Fim. Ou fim apenas desse epsódio, pois no próximo haverá surpresas? Boas? Happy End?(Débora)

    ResponderExcluir
  7. Débora quantos anos vc tem? Se disser que tem 15 ou 70 a pedirei em casamento do mesmo jeito. ashuashuashu...... Preciso urgentemente de um happy end em minha vida brasileira. Topa? ashuashuashu..... Meu novo signo é serpentário, não sei ainda com quem combina. ashuashuashu.... Aposto em vc!
    Douglas, o aflito. ashuashuashu.......

    ResponderExcluir