Sábado, 05 de Novembro, das 14 às 16h, no Memorial da Resistência de São Paulo, estaremos lançando o nosso DVD: Um registro de olhares Arlequins sobre os filhos gerados pela Dita "dura" do nosso país (Brasil 1964-2011)
A ditadura civil militar como tema de um espetáculo teatral: este foi o mote do projeto "Geração AI-5 - Os filhos da Dita", comemorativo dos 25 anos do grupo Arlequins. Patrocinado pela Lei Rouanet (PRONAC 087044), o projeto teve início em janeiro de 2010 e a peça resultante deste processo, "Os filhos da Dita" estreou oficialmente em maio de 2011. Com apresentações experimentais a partir de dezembro de 2010 - inclusive no Memorial da Resistência - e levado para 30 escolas públicas da cidade de São Paulo de março a junho de 2011, atingindo público de 8949 estudantes e professores. O DVD "Um registro de olhares Arlequins sobre os filhos gerados pela Dita "dura" do nosso país (Brasil 1964-2011)" retrata esse processo com imagens da época, cedidas pelo Arquivo Nacional. Atualmente em cartaz com a peça por todo país, o Arlequins tem a honra de lançar este material no Memorial da Resistência de São Paulo, cujas 1.000 cópias serão distribuídas gratuitamente por todo Brasil.
Programação:
14h00: Boas vindas – Caroline Grassi Franco de Menezes
14h15: Apresentação dos membros do Arlequins presentes
14h30: Exibição do DVD
15h00 - 16h00: Abertura para debate acerca do DVD e do assunto da peça "Os filhos da Dita"
DVD - Um registro de olhares Arlequins sobre os filhos gerados pela Dita "dura" do nosso país(Brasil 1964-2011)
Este material busca registrar e compartilhar fragmentos de um processo criativo, que começou a ser gestado em 2007. Mostrando um pouco da história recente do Brasil, da história do grupo de teatro Arlequins e do processo de montagem do espetáculo “Os filhos da Dita”, pretende-se resgatar uma parcela da história brasileira do relativo “esquecimento” a que foi confinada e tornar acessível e instigante a pesquisa sobre a ditadura militar brasileira e seus desdobramentos, com um olhar contemporâneo, na construção da memória cultural brasileira. Utilizando-se do fazer teatral, o Arlequins não pretende contar a história, os fatos, as armas e os barões assinalados todos. Assim como o anjo da história, de Walter Benjamin, gostaríamos de nos deter, acordar os mortos e juntar os fra gmentos, mas somos impelidos irresistivelmente para o futuro. Os nossos olhos estão voltados para a ordem e o progresso: esse fascínio que ainda exerce o invólucro desenvolvimentista na qual se embrulhou essa ditadura militar brasileira. Se o lobo mau já engoliu a chapeuzinho… O resto não é silêncio, então… interessa: como a vomitará.
Serviço:
Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 - Luz
Auditório Vitae - 5º andar
Dia 05 de Novembro (sábado) das 14h00 às 16h00
Todos estão convidados.
Evoé !!!
VIXE, VCS NAO PARAM HEIN, PARABENS
ResponderExcluireh isso aí..... tbem quero ganhar um DVD.... sorte proces no lançamento...
ResponderExcluirRÔ
Sucesso, pessoal.
ResponderExcluirIsso mesmo, na ativa SEMPRE.