quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Arlequins convida para o Lançamento do DVD "Geração AI-5 - Os filhos da Dita"

Sábado, 05 de Novembro, das 14 às 16h, no Memorial da Resistência de São Paulo, estaremos lançando o nosso DVD: Um registro de olhares Arlequins sobre os filhos gerados pela Dita "dura" do nosso país (Brasil 1964-2011)




A ditadura civil militar como tema de um espetáculo teatral
: este foi o mote do projeto "Geração AI-5 - Os filhos da Dita", comemorativo dos 25 anos do grupo Arlequins. Patrocinado pela Lei Rouanet (PRONAC 087044), o projeto teve início em janeiro de 2010 e a peça resultante deste processo, "Os filhos da Dita" estreou oficialmente em maio de 2011. Com apresentações experimentais a partir de dezembro de 2010 - inclusive no Memorial da Resistência - e levado para 30 escolas públicas da cidade de São Paulo de março a junho de 2011, atingindo público de 8949 estudantes e professores. O DVD "Um registro de olhares Arlequins sobre os filhos gerados pela Dita "dura" do nosso país (Brasil 1964-2011)" retrata esse processo com imagens da época, cedidas pelo Arquivo Nacional. Atualmente em cartaz com a peça por todo país, o Arlequins tem a honra de lançar este material no Memorial da Resistência de São Paulo, cujas 1.000 cópias serão distribuídas gratuitamente por todo Brasil.
Programação:

14h00:
Boas vindas – Caroline Grassi Franco de Menezes
14h15: Apresentação dos membros do Arlequins presentes
14h30: Exibição do DVD
15h00 - 16h00: Abertura para debate acerca do DVD e do assunto da peça "Os filhos da Dita"

DVD - Um registro de olhares Arlequins sobre os filhos gerados pela Dita "dura" do nosso país(Brasil 1964-2011)

Este material busca registrar e compartilhar fragmentos de um processo criativo, que começou a ser gestado em 2007. Mostrando um pouco da história recente do Brasil, da história do grupo de teatro
Arlequins e do processo de montagem do espetáculo “Os filhos da Dita”, pretende-se resgatar uma parcela da história brasileira do relativo “esquecimento” a que foi confinada e tornar acessível e instigante a pesquisa sobre a ditadura militar brasileira e seus desdobramentos, com um olhar contemporâneo, na construção da memória cultural brasileira. Utilizando-se do fazer teatral, o Arlequins não pretende contar a história, os fatos, as armas e os barões assinalados todos. Assim como o anjo da história, de Walter Benjamin, gostaríamos de nos deter, acordar os mortos e juntar os fra gmentos, mas somos impelidos irresistivelmente para o futuro. Os nossos olhos estão voltados para a ordem e o progresso: esse fascínio que ainda exerce o invólucro desenvolvimentista na qual se embrulhou essa ditadura militar brasileira. Se o lobo mau já engoliu a chapeuzinho… O resto não é silêncio, então… interessa: como a vomitará.
Serviço:
Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 - Luz

Auditório Vitae - 5º andar

Dia 05 de Novembro (sábado) das 14h00 às 16h00

Todos estão convidados.

Evoé !!!

3 comentários:

  1. eh isso aí..... tbem quero ganhar um DVD.... sorte proces no lançamento...

    ResponderExcluir
  2. Sucesso, pessoal.
    Isso mesmo, na ativa SEMPRE.

    ResponderExcluir