terça-feira, 14 de junho de 2011

14 de junho, hoje Che Guevara faria 83 anos

Textos do diário de Che Guevara sobre revolução cubana reunidos em livro

O Centro de Estudos Che Guevara apresentou em Cuba o "Diario de un combatiente", que reúne testemunhos do ícone revolucionário Ernesto "Che" Guevara, durante a revolução de Sierra Maestra que levou ao poder Fidel Castro em 1959.

A publicação destas cartas em livro acontece no dia em que Che Guevara completaria 83 anos, hoje, 14 de Junho.

Segundo a agência espanhola EFE, as editoras Ocean Press e Ocean Sur anunciaram que a obra se refere à guerra na Sierra Maestra, em Cuba, entre os anos de 1956 e 1958, liderada por Fidel Castro e na qual Che participou activamente. O símbolo da revolução cubana terá começado a escrever o seu diário logo na chegada do iate Granma, embarcação que levou os revolucionários até a ilha, a 2 de Dezembro de 1956.

Ao longo de 303 páginas, que culminam com o triunfo da luta armada a 1 de Janeiro de 1959, "todos os acontecimentos são narrados por aquele que foi um dos seus grandes protagonistas."

"O alto valor do testemunho humano presente no livro ajuda a entender as percepções de Che sobre a realidade da ilha, da sua cultura, identidade e contexto político", explicou um dos editores da obra à EFE, acrescentando que as revelações não são inéditas nem extraordinárias, uma vez que, muitas destas anotações já foram expostas ao público. A novidade é a junção de todos os textos e que permitem agora uma nova leitura e visão sobre os acontecimentos.

O Centro de Estudos Che Guevara, responsável pela obra e legado de revolucionário cubano, demorou a publicar este livro por faltar um grupo importante de notas, que incluem vários meses de luta e cujo paradeiro se desconhece, e ainda por apresentar vários erros ortográficos e imprecisões, devido ao desconhecimento inicial de Che Guevara da geografia cubana e das zonas dos acontecimentos narrados, assim como também existem falhas nos nomes de alguns combatentes.

Nos últimos anos foi feito um estudo exaustivo do diário, na tentativa de rectificar grande parte dos erros e falhas das notas. Trabalho que culmina assim na publicação do livro no aniversário de Che Guevara.

Che Guevara nasceu a 14 de Junho de 1928, em Rosário, na Argentina, e foi assassinado na Bolívia em 9 de Outubro de 1967, aos 39 anos, depois de ter sido capturado pelo Exército desse país, quando comandava um grupo guerrilheiro.

"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera". (Che Guevara)

12 comentários:

  1. Che um dos mais dignos homens que a história já conheceu.

    Como ele disse e cabe bem nesse nosso momento histórico: "O importante não é justificar o erro, mas impedir que ele se repita."

    ResponderExcluir
  2. Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida.

    Frase do meu querido Che

    CLEO

    ResponderExcluir
  3. Livrar-se da opressão do imperialismo, transformar as vigorantes estruturas sócio-econômicas que sufocam nações, exonerar a violência empregada para ajuizar o silêncio, é necessidade vital para se viver dignamente. Che, muito jovem já compreendera isso, lutou contra a injustiça e veementemente pela liberdade, até ser assassinado na Bolívia por soldados treinados nos Estados Unidos. Mas como disse esse guerrilheiro revolucionário: "Prefiro morrer de pé que viver sempre ajoelhado."

    ResponderExcluir
  4. Parabens do mesmo jeito El Che. Pra mim tu continuas vivo nos ideais que semeaste.
    Luli

    ResponderExcluir
  5. “Há homens que lutam um dia, e são bons; há homens que lutam por um ano, e são melhores; há homens que lutam por vários anos, e são muito bons; há outros que lutam durante toda a vida, esses são imprescindíveis.” (Bertold Brecht)
    A.Z.A

    ResponderExcluir
  6. Estou c/ tds vcs. Che é um lindo! FOREVER!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Che Guevara, un revolucionario que nunca se ha ido, que ha trascendido todos los olvidos decretados, todos los errores y fracasos en el camino de la emancipación definitiva del ser humano.
    Pablo J.

    ResponderExcluir
  8. Essa tb é de Che

    Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética.

    ResponderExcluir
  9. Che Guevara LINDO, tremo por você, pelas causas que defendeste. LINDO, meu companheiro. E jamais vesti, jamais vestirei, uma camiseta com sua cara estampada. Você, Che, não é grife. É uma obra eterna.

    "Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."

    SOU SUA COMPANHEIRA

    ResponderExcluir
  10. LENGA LENGA ESQUERDISTA. NEM VOU PERDER MEU TEMPO. FUI

    ResponderExcluir
  11. O que deixamos para trás não é o que é gravado em monumentos de pedra, mas o que é tecido nas vidas de outros.
    P@ty

    ResponderExcluir
  12. Desejar feliz aniversário atrasado é desculpa de quem não sabe organizar o tempo. Mas Che é intemporal.

    ResponderExcluir