quarta-feira, 22 de junho de 2011

Projeto resgata memória de combatentes da ditadura

O Instituto Vladimir Herzog lança na próxima segunda-feira (27), a partir das 19h30, o projeto “Resistir é preciso...”, que resgata a memória de jornalistas, artistas e militantes que resistiram à ditadura civil-militar (1964-1984) por meio da imprensa alternativa, clandestina e no exílio. A iniciativa também prevê o lançamento da coleção “Protagonistas dessa História”, que contém 12 DVDs com depoimentos de 60 ativistas.

A proposta é que a exposição dos documentários e do projeto seja itinerante e que os DVDs sejam distribuídos em bibliotecas e universidades, servindo para preservar a memória dos acontecimentos e a forte repressão do governo brasileiro a quem combateu a ditadura. Ao todo, o projeto pesquisou mais de 300 jornais editados entre as décadas 1960 e 1970.

O lançamento será no antigo prédio que abrigava o DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), no Largo General Osório, número 66, que hoje é o Memorial da Resistência. O evento marca também o aniversário de 74 anos de Vladimir Herzog, morto pelos militares por causa de suas atividades como jornalista e como militante do PCB (Partido Comunista Brasileiro).

Mais informações pelo e-mail protagonistas@vladimirherzog.org ou pelo site: resistirepreciso.org.br

4 comentários:

  1. Muito boa iniciativa, afinal "alguém" tem que revelar essas verdades...

    ResponderExcluir
  2. Interessante. É mais um aliado a desvendar esse período. Embora seja do ponto de vista da mídia e não da gente comum que lutava contra este estado, vale a pena.

    ResponderExcluir
  3. Jurandir, tá com problema na vista, é, hehehehe

    Tá lá escrito “Protagonistas dessa História”, que contém 12 DVDs com depoimentos de 60 ativistas.

    Ou vc quer depoimentos de 120? hehehehehe

    ResponderExcluir