quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Futebol e resistência política


Futebol e resistência política é o tema do Sábado Resistente de 19/02, promovido pelo Núcleo de Preservação da Memória Política e pelo Memorial da Resistência de São Paulo

A população brasileira lutou muito pela volta à democracia, com adesão de praticamente todos os setores da sociedade. A busca por liberdade nunca deu trégua aos ditadores. No esporte, principalmente no futebol, o desejo de volta ao regime democrático e de liberdade teve alguns exemplos notáveis, a partir de meados dos anos 1970, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, e em Minas Gerais, além de outros Estados.

Com certeza, a experiência da democracia corintiana foi a mais representativa da participação do mundo esportivo contra a ditadura militar e será um dos pontos de discussão no Sábado Resistente de 19/02. Lembraremos também a faixa exigindo anistia política, que foi aberta em janeiro de 1979 no Estádio do Morumbi, e que colocou o esporte na luta pela anistia política, fortalecendo os setores que já estavam nas ruas clamando por ela.

Ainda neste primeiro Sábado Resistente de 2011, faremos uma homenagem a Aderval Alves Coqueiro, o primeiro banido que voltou ao Brasil para lutar contra a ditadura.

Programação

14h - Boas-Vindas. Caroline Grassi (Memorial da Resistência de São Paulo)

Coordenação: Ivan Seixas (jornalista - presidente do Núcleo de Preservação da Memória Política do Fórum Permanente de ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo)

14h15 - Palestra e debate com Juca Kfouri (jornalista)

16h30 - Homenagem a Aderval Alves Coqueiro (primeiro banido a voltar para a luta contra a ditadura)

Os Sábados Resistentes são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de liberdade, igualdade e democracia, fundamentais ao ser humano.

Sábado Resistente
Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 - Luz - Auditório Vitae - 5º andar
19 de fevereiro de 2011, das 14h às 17h30

13 comentários:

  1. Com certeza será um ótimo debate. Juca Kfouri é um dos poucos jornalistas que admiro. Não está aqui só de passagem não, ele está fazendo história.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado dessa participação corintiana no assunto ditadura. Até quem não é corintiano tem que admitir que foi essa a única torcida que fez a diferença quando todas as outras só pensavam em bola na rede.

    ResponderExcluir
  3. Exageraram agora, hein !!!

    Dizer que a torcida corintiana toda levantou essa faixa é mais que ufanismo é demagogia pura.

    Meia dúzia lá sabiam o que estavam erguendo, o resto, como sempre, no mínimo estava zuando, de gaiatos fazendo festa.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc GENTE
    Essa no máximo foi bola na trave
    Mesmo porque não foi iniciativa da torcida corintiana levar e erguer essa faixa no estádio
    Quem a levou foi o CBA-SP

    Hélio

    ResponderExcluir
  5. GENTE e Helio, dois despeitados.
    Devem ser de algum timinho aí que nem história tem pra contar.
    Se der vou nesse debate aí.
    Num tô em sampa mas vou ver se chego por aí.
    Quero ver esse lance.

    ResponderExcluir
  6. Calma aí pessoal. Ninguém tá aqui discutindo futebol nem time nem qual a melhor torcida. O assunto é bem mais profundo que isso. Se liguem. O assunto é Ditadura, a luta pelo fim da repressão, e como os esportistas da época se entrosaram nessa causa. Deu pra entender... ?

    ResponderExcluir
  7. Acredito q vai ser um bom jogo esse debate. Parabéns ao Ivan Seixas sempre em alerta a todos envolvidos nesse passado ainda repleto de pontos obscuros.

    ResponderExcluir
  8. Pelo assunto futebol não me interesso, agora na participação de qualquer time que seja em temas como esse me diz respeito porque a dimensão é outra, passa a ser uma atitude de carater coletivo que se resulta em benefício a todos. Nesse caso não tem time e sim o bem e o amor a um país.

    Sou recém chegada aqui ao bloguer e, do que vi das postagens e da participação de seus seguidores, me parece um trabalho coerente e dedicado a sua proposta.

    O tema ditadura no Brasil deve ser mostrado nos palcos e com certeza acredito que o grupo está com bastante embasamento para fazê-lo.

    Não moro em SP mas meus pais moram. Espero que um dia eu possa estar presente no teatro prestigando vocês.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Basta o assunto ser futebol que já tem muvuca. hehehehe
    Gostei moçada do tema da discussão do evento.
    Juca é um ótimo debatedor, formado em ciencias sociais ele sabe muito bem do que se trata essa miscelânea: torcidas e ativistas políticos.
    Já não sei quantos das torcidas sabem (não resisti) hehehe
    MAX DANIEL

    ResponderExcluir
  10. SHOW DE BOLA.
    VAI MISTURAR TUDO QUE GOSTO NUM SÓ LUGAR.
    VALEU GALERA.

    ResponderExcluir
  11. Tudo de bom nesse tema. Futebol e participação política. Lamento não ser de SP para estar no evento. Mas sei que mesmo sem minha presença vai ser um golaço. eheheheheh

    ResponderExcluir
  12. outra coisa que vi agora...
    MAX DANIEL, o FHC é formado em ciências sociais, nem por isso ele gabarita o assunto... ehehehe
    Mas gosto do Juca.

    ResponderExcluir
  13. Comentário de quem, felizmente, pode ir ao evento: foi ótimo, como já esperava e trouxe informações e pontos de vista singulares! Depois postaremos alguns trechinhos do evento em áudio por aqui!

    ResponderExcluir