quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dossiê comprova aumento da repressão a ativistas no Brasil

Da redação Caros Amigos

Um relatório lançado em abril pelo PAD - Processo de Articulação e Diálogo - apresenta casos graves de violação de direitos e confirma o aumento da violência contra organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

O relatório revela que opositores à construção da hidrelétrica de Belo Monte enfrentam ameaças e acusações há mais de duas décadas e que alguns sucumbiram diante da violência e abusos. Mostra ainda que pelo menos um milhão de pessoas sofrem por causa da construção de barragens, sem compensação real pelas perdas.

O dossiê indica também mecanismos que o Estado brasileiro cria para criminalizar organizações populares e destaca que dezenas de camponesas sofrem ainda por causa de manifestação contra o avanço do deserto verde e pela soberania alimentar no sul do país. Traz casos como de grampos telefônicos, apreensão ilegal de documentos e infiltração visando incriminar militantes do MST e também denuncia a violência contra os povos indígenas, especialmente aos Guarani-Kaiowá, sem terras demarcadas no Mato Grosso do Sul

O dossiê intitulado “A repressão aos defensores de direitos humanos e movimentos sociais no Brasil” foi entregue à ministra de Direitos Humanos Maria do Rosário, na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, e divulgado simultaneamente no Brasil e Europa. A delegação que está denunciando os abusos é formada por lideranças camponesas, indígenas, sem-terra e atingidos por barragens que pertencem a entidades que compõem o PAD.

Foto: Policial dispara balas de borracha contra manifestantes em ato no dia 18/02 contra o aumento da tarifa de ônibus em São Paulo (Foto: Fábio Nassif).

Publicado originalmente em http://carosamigos.terra.com.br/

3 comentários:

  1. Democracia é uma incognita. Definem um país de democrático porque seus governantes são eleitos pelo povo, mas o povo só tem esse direito, o de eleger o governante. Essa é a tal conta que nunca fecha e deixa o cara doido e doído.

    MAX

    ResponderExcluir
  2. Repressão perigo latente que desmorona qualquer discurso eleitoreiro de igualdade fraternidade e liberdade.

    ResponderExcluir
  3. Pra mim essa repressão a ativistas no Brasil nada mais é que a continuidade de um regime ditador instaurado na corporação militar. E pior, com a aceitação de grande parte da sociedade.

    ResponderExcluir