segunda-feira, 2 de maio de 2011

30 anos depois do atentado ao Riocentro

Fatos novos e revelações ajudam a esclarecer a verdade

O Atentado ao Riocentro foi um frustrado ataque terrorista que seria perpetrado no Pavilhão Riocentro na noite de 30 de abril de 1981, por ocasião da realização de um show comemorativo do Dia do Trabalhador, com roteiro de Chico Buarque de Holanda e direção de Fernando Peixoto.

Um ato criminoso, que previa a explosão de bombas causando pânico e mortes entre os participantes, planejada por uma equipe do DOI-CODI, culminou com a morte do sargento Guilherme Pereira do Rosário e deixou o então capitão Wilson Dias Machado gravemente ferido.

Na ocasião, o governo culpou organizações radicais da esquerda. Mas essa versão não se sustentava diante das evidências das apurações independentes que indicaram que o atentado, considerado como ato terrorista, foi uma tentativa de setores mais radicais do próprio governo que queriam justificar uma nova onda de repressão, de modo a paralisar a lenta abertura política que estava em andamento.

Uma segunda explosão ocorreu a alguns quilômetros de distância, na miniestação elétrica responsável pelo fornecimento de energia do Riocentro.

Este Sábado Resistente analisa e discute esse atentado terrorista, cometido depois da promulgação da Lei de Anistia.

PROGRAMAÇÃO

14h00
Boas vindas - Kátia Felipini (Coordenadora Memorial da Resistência)
Apresentação - Ivan Seixas (Presidente do CONDEPE e do Núcleo Memória)

14h20
Exibição de trechos de entrevistas de autoridades militares sobre o caso

14h45
Palestras e debate - coordenação de Alípio Freire (jornalista e diretor do Núcleo Memória)

PARTICIPANTES

Chico Otávio
Jornalista, repórter da editoria nacional do jornal Globo desde 1997; vencedor, por cinco vezes, do Prêmio Esso, um dos quais na categoria "Reportagem", pela reabertura em 1999 das investigações sobre o atentado ao Riocentro. Professor de Jornalismo da PUC-RJ e ex-dirigente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Marlon Weichert
Procurador Regional da República, doutor em Direito do Estado e Mestre em Direito Constitucional pela PUC-SP.

Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 - Luz
Auditório Vitae - 5º andar
07 de maio de 2011, das 14h às 17h30
SÁBADO RESISTENTE
30 ANOS DEPOIS DO ATENTADO AO RIOCENTRO

Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Núcleo de Preservação da Memória Política e pelo Memorial da Resistência de São Paulo, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.

3 comentários:

  1. Esse epsódio foi a consagração máxima do feitiço que virou contra o feiticeiro.

    ResponderExcluir
  2. Nem sempre a carta chega ao destinatário. A conspiração cósmica por vezes abre correspondências antes de serem entregues.

    ResponderExcluir
  3. Sábados Resistentes sempre trazendo revelações.
    Muito importante esse movimento.
    Faz tempo estive em um. Instigante. Por não morar mais em sampa nunca mais tive a oportunidade.
    Mas pra quem tá aí por perto, perder é perda de tempo.

    ResponderExcluir