Em comemoração ao aniversário de 25 anos, o Arlequins, grupo teatral da Cooperativa Paulista de Teatro, estreia no próximo sábado (07), às 21h, a peça Os Filhos da Dita, no Teatro Coletivo, no bairro da Consolação, em São Paulo. Com direção de Sérgio Santiago e texto de Éjo de Rocha Miranda e Ana Maria Quintal, o espetáculo utiliza humor e lirismo para propor ao público uma reflexão sobre os anos de repressão vividos no Brasil e suas consequências nos dias atuais.
Com duas atrizes em cena, a montagem procura retratar momentos importantes que marcaram a ditadura brasileira. Não se limita simplesmente a rememorar os fatos, mas a refletir sobre os acordos políticos feitos durante o golpe militar e os frutos colhidos pelos herdeiros dessa época. “Tudo que veio depois da ditadura é filho da Dita”, afirma o diretor Sérgio Santiago.
Para compor essa montagem, o trabalho das atrizes é extremamente valorizado no espetáculo. Camila Scudeler e Ana Maria Quintal são os centros das atenções, responsáveis, inclusive, por alguns efeitos sonoros. “Com o apoio de objetos cênicos, iluminação e forte movimentação corporal, elas procuram explorar os espaços do teatro e promover maior interação com o público”, explica Santiago.
Segundo o diretor, em alguns momentos, Camila desliza para a personagem Iara, uma romântica, revolucionária, que vive as mazelas da ditadura. Já Ana Maria interpreta a Dita, uma mãe possuidora da contradição neolítica da propriedade, com personalidade bipolar.
O projeto é resultado de discussões, palestras e leituras com o público ao longo de cinco anos em cartaz com a peça pra Não dizer que Não falei das Flores. Da relação que o Arlequins sempre fomentou com estudantes – fazendo espetáculos nas escolas ou convidando grupos de escolas para irem aos teatros tradicionais – o grupo notou o interesse dos jovens por mais dados sobre esse passado tão recente. Um dos canais de discussão e informação com esse público é o blog www.geracaoai5.blogspot.com. O Projeto Geração AI-5 levou 18 meses de trabalho e pesquisa.
Serviço
Os filhos da Dita
Estreia em 7 de maio, no Teatro Coletivo
Temporada até 29 de maio, sábados às 21h e domingos às 20h.
Indicação etária: 14 anos.
Duração: 65 minutos.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira). R$ 10,00 (meia-entrada).
Publicado originalmente em PortalVermelho
Promete, hein... Quero ver. Se der vou lá !!
ResponderExcluirOh minha gente que felicidade
ResponderExcluirFico muito contente por voces
Tudo de bom nessa temporada
Bjs
Parabéns e muita M pra vcs
ResponderExcluirJá ouço os aplausos
Vcs merecem
Ana Clara
Muito sucesso a todos vocês do Grupo Arlequins !
ResponderExcluirParabéns Ana, sucesso sempre....bjkas
ResponderExcluirHelayne
Tudo de bom pra voces!!! Beijao da Alemanha. Camila.
ResponderExcluir