quarta-feira, 11 de maio de 2011

A barbárie da ditadura militar brasileira na peça "Os Filhos da Dita"

Com montagem brechtiana, a peça acompanha todo o período militar de 1964-85, destacando alguns de seus principais episódios com senso crítico, poesia e humor

Com um cenário minimalista, cenas estilizadas e muitas referências à cultura do período, duas atrizes recontam a história da ditadura militar brasileira desde o golpe até a reabertura.

Logo no início do espetáculo, há inúmeras referências aos golpistas e à deposição de João Goulart, a pretexto do “combate ao comunismo”. Muitas das campanhas da época realizadas pela burguesia para justificar o golpe são citadas nos textos da peça. Uma linha de tempo relaciona todo o desenvolvimento da conspiração militar, desde a primeira tentativa, em 1955, frustrada pelo suicídio de Vargas; passando pelas novas ofensivas da direita na posse de Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e na transição para o governo Jango.

Em um texto denso, mas carregado de poesia e humor, as atrizes recontam alguns dos principais fatos do período, como a posse de Costa e Silva, o decreto do AI-5 e a barbárie que levou à luta de Lamarca e Mariguela, o assassinato de Vladimir Herzog e a campanha das Diretas Já. Todos os temas são apresentados com comentários críticos que introduzem um debate mais amplo sobre o tema.

Um deles é o saldo de mortos da ditadura versus as baixas provocadas pela guerrilha, o que desmascara toda a campanha da direita contra o “terrorismo” dos grupos de esquerda.

Outro comentário crítico é a denúncia da farsa do “milagre econômico”, quando a ditadura fazia campanhas que lembram muito as realizadas hoje pelo governo PT diante crise capitalista internacional, de que o Brasil seria uma “ilha de estabilidade”. Este assunto rendeu uma das grandes cenas da peça, quando um brasileiro conversa incrédulo com sua geladeira que subitamente ganha vida, revelando sua devoção pelo eletrodoméstico.

Outro ângulo interessante é a denúncia do “regime democrático” que se seguiu à ditadura, que pode ser melhor definido como um dos tantos “filhos da dita” de que fala a peça. São denunciadas aí miséria a que foi atirada a população e a política de subserviência ao imperialismo praticada pelos governos ditos “democráticos” que se seguiram a 85.

A peça é um excelente exercício de reflexão sobre o período do regime militar. Seu texto é de autoria de Éjo de Rocha Miranda e Ana Maria Quintal; com Sérgio Santiago na direção do espetáculo. No palco, as atrizes Ana Maria Quintal e Camila Scudeler.

Os Filhos da Dita é um resultado do Projeto Geração AI-5, e faz parte das comemorações dos 25 anos da Companhia de Teatro Arlequins.

O espetáculo estreou no último final de semana e permanecerá em cartaz ao longo de todo este mês de maio, com apresentações aos sábados (21h) e domingos (20h). O espetáculo está na sala 1 do Teatro Coletivo, localizado na Rua da Consolação, 1623, com ingressos a R$ 20,00 (estudantes pagam meia).

publicado originalmente em: http://www.pco.org.br/con28889

8 comentários:

  1. Essa peça deve ser irada, queria tanto assistir, mas num tô em sampa, sou muito ligada nesse assunto e tenho muita curiosidade em ver como vcs falam disso. Gosto demais de teatro. Beijokas.

    ResponderExcluir
  2. Importante esse trabalho de vocês, o teatro no campo político.
    Desejo verdadeiramente que o público se aproprie dele. Vários olhares sobre um mesmo objeto suscita interpretações valiosas. Remete ao questionamento desse tempo e a sociedade atual. Consequentemente pode provocar mudanças que favoreçam a proliferação de novas idéias e o ocupar no imaginário social o lugar de velhos ícones.
    O teatro político é uma forma de luta. Uma revisão na nossa história.
    Muita força pra vocês!

    ResponderExcluir
  3. Também acho Silvio.
    Principalmente pelo enfoque citado nesse artigo, que cita a denúncia do regime democrático que se seguiu à ditadura, a miséria a que foi atirada a população e a política de subserviência ao imperialismo praticada. Acho que finalmente entendi o nome da peça. Os Filhos da Dita somos nós que engolindo ou não o sapo vivemos no mesmo brejo servindo sapões sem estrelas mas marchando sob o hino do mesmo coachar.

    ResponderExcluir
  4. Maria Creusa:
    Parabéns Ana querida!!! Bravo!...belíssimo espetáculo!!! excelentes atrizes....excelente mensagem! Desculpe-me por não ter ficado para abraçá-la e lhe mostrar todo o meu encantamento...mas a minha filha tinha um outro compromisso..então...Obrigada pelo seu lindo e árduo trabalho de despertar consciências! Abraços e beijos...e MERDA pra voces!!!!

    ResponderExcluir
  5. Pedimos desculpas aos nossos amigos e amigas que comentaram essa postagem e tiveram seus comentários removidos. Não foi uma atitude nossa.

    Chegamos a ver os comentários, por sinal, como sempre, bastante pertinentes, mas o Blogger, que é um serviço do Google, teve problemas e apagou os comentários.

    Disseram que iam restaurar os comentários, mas não aconteceu...

    Abraços a todas e todos que tornam esse nosso blog cada vez mais interessante.

    EXPLICAÇÃO DO BLOGGER:

    "Problemas no serviço do Blogger

    Camila Fitz (Funcionário do Google)

    Olá pessoal,

    Lamentamos muito que os nossos usuários não podem publicar no Blogger agora. Temos revertido a versão de manutenção de ontem e, como resultado, postagens e comentários de todos os usuários feitos após às 11h37 (horário de Brasília) de quarta-feira 11 de maio de 2011 foram removidos. Para o Blogger voltar ao normal, tivemos que reverter para uma versão estável. Fizemos um backup das postagens e esperamos que tudo volte ao normal em breve.

    Mais uma vez, pedimos desculpas que isso tenha acontecido e os nossos engenheiros estão trabalhando muito para o Blogger voltar ao normal e restaurar as suas postagens e comentários.

    Vamos mantê-los informados.

    A equipe do Blogger"

    ResponderExcluir
  6. Acho q não postei nada não. Mas a muvuca que deu no google nesse dia fiquei sabendo. Muito instável essa tecnologia.

    ResponderExcluir
  7. Pow!!! Deletaram logo o meu melhor texto. Agora vou ter de pensar outra vez ! hehehehehehehe

    ResponderExcluir
  8. kkkk.... Afonso, massa...
    Fui cortado no meu momento mais inspirador.
    Será a Dita? Ou seus filhos? kkkk

    ResponderExcluir