sexta-feira, 6 de maio de 2011

Peça "Os Filhos da Dita" propõe reflexão sobre anos de chumbo

Em comemoração ao aniversário de 25 anos, o Arlequins, grupo teatral da Cooperativa Paulista de Teatro, estreia no próximo sábado (07), às 21h, a peça Os Filhos da Dita, no Teatro Coletivo, no bairro da Consolação, em São Paulo. Com direção de Sérgio Santiago e texto de Éjo de Rocha Miranda e Ana Maria Quintal, o espetáculo utiliza humor e lirismo para propor ao público uma reflexão sobre os anos de repressão vividos no Brasil e suas consequências nos dias atuais.

Com duas atrizes em cena, a montagem procura retratar momentos importantes que marcaram a ditadura brasileira. Não se limita simplesmente a rememorar os fatos, mas a refletir sobre os acordos políticos feitos durante o golpe militar e os frutos colhidos pelos herdeiros dessa época. “Tudo que veio depois da ditadura é filho da Dita”, afirma o diretor Sérgio Santiago.

Para compor essa montagem, o trabalho das atrizes é extremamente valorizado no espetáculo. Camila Scudeler e Ana Maria Quintal são os centros das atenções, responsáveis, inclusive, por alguns efeitos sonoros. “Com o apoio de objetos cênicos, iluminação e forte movimentação corporal, elas procuram explorar os espaços do teatro e promover maior interação com o público”, explica Santiago.

Segundo o diretor, em alguns momentos, Camila desliza para a personagem Iara, uma romântica, revolucionária, que vive as mazelas da ditadura. Já Ana Maria interpreta a Dita, uma mãe possuidora da contradição neolítica da propriedade, com personalidade bipolar.

O projeto é resultado de discussões, palestras e leituras com o público ao longo de cinco anos em cartaz com a peça pra Não dizer que Não falei das Flores. Da relação que o Arlequins sempre fomentou com estudantes – fazendo espetáculos nas escolas ou convidando grupos de escolas para irem aos teatros tradicionais – o grupo notou o interesse dos jovens por mais dados sobre esse passado tão recente. Um dos canais de discussão e informação com esse público é o blog www.geracaoai5.blogspot.com. O Projeto Geração AI-5 levou 18 meses de trabalho e pesquisa.

Serviço

Os filhos da Dita
Estreia em 7 de maio, no Teatro Coletivo
Temporada até 29 de maio, sábados às 21h e domingos às 20h.
Indicação etária: 14 anos.
Duração: 65 minutos.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira). R$ 10,00 (meia-entrada).

Publicado originalmente em PortalVermelho

6 comentários:

  1. Promete, hein... Quero ver. Se der vou lá !!

    ResponderExcluir
  2. Oh minha gente que felicidade
    Fico muito contente por voces
    Tudo de bom nessa temporada
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns e muita M pra vcs
    Já ouço os aplausos
    Vcs merecem

    Ana Clara

    ResponderExcluir
  4. Muito sucesso a todos vocês do Grupo Arlequins !

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Ana, sucesso sempre....bjkas
    Helayne

    ResponderExcluir
  6. Tudo de bom pra voces!!! Beijao da Alemanha. Camila.

    ResponderExcluir