quinta-feira, 31 de março de 2011

Memória: 31 de março de 1964


"O dano maior que nos fez a ditadura militar, perseguindo, torturando e assassinando os jovens mais ardentemente combativos da última geração, foi difundir o medo, promover a indiferença e a apatia. Aquilo de que o Brasil mais necessita, hoje, é de uma juventude que se encha de indignação contra tanta dor e tanta miséria. Uma juventude que não abdique de sua missão política de cidadãos responsáveis pelo destino do Brasil, porque sua ausência é imediatamente ocupada pela canalha."

Darcy Ribeiro

5 comentários:

  1. A única coisa que não quero pensar hoje é que sou vítima.
    Quero pensar na fortaleza que existe em mim
    e nunca deixar de resistir ao canalha que quer me enfraquecer.
    DUDA TENTO

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Senhor Darcy. Sempre o admirei agora mais. ;(

    Jovens fiquem espertos pois o Eterno Retorno, conceito desenvolvido pelo filósofo Friedrich Nietzsche, considerado por ele próprio um dos seus pensamentos mais aterrorizadores, designa:

    "E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: "Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e seqüência - e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio. A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez - e tu com ela, poeirinha da poeira!“

    ResponderExcluir
  3. Se os jovens não souberem ouvir não terão vozes.

    ResponderExcluir
  4. Bendido o que provoca a semeadura dos jovens, pois desse plantio fervura um futuro sem amargura e pronto pra assimilar a liberdade.
    JTT

    ResponderExcluir
  5. Perfeito. Ou os jovens participam da vida política e social do Brasil ou estarão condenados a serem meros fantoches de canalhas.

    ResponderExcluir