sexta-feira, 25 de março de 2011

Registros de uma guerra surda

Entre 1964 e 1985, o Brasil viveu sob um regime de exceção durante o qual se articulou um aparato repressor que incluía desde a atuação mais incisiva do Conselho de Segurança Nacional, até a criação do Serviço Nacional de Informações, passando pela implantação do sistema DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna) e de órgãos responsáveis por censura à imprensa e às artes. Durante o período, grande quantidade de documentos foi produzida por esses órgãos, como sumários informativos, fichas de polícia técnica, relatórios de atividades daqueles considerados “subversivos”, fotos de atividades “suspeitas” e pareceres da censura.

Hoje, essa documentação encontra-se guardada no Arquivo Nacional e também em arquivos regionais Brasil afora. O projeto Memórias Reveladas, que busca organizar e divulgar estes acervos e manter viva a memória deste período, traz a público a exposição Registros de uma guerra surda, uma amostra não apenas da documentação oficial, mas também daquilo que foi produzido por órgãos de imprensa e organizações que se dedicavam a combater o regime. São registros da opressão e também da resistência, mostrando a realidade das prisões, os órgãos de informação como o SNI, organizações de luta armada, passeatas, além de exibir o início do processo de abertura, a volta dos exilados e a campanha pelas diretas. Também haverá uma mostra de filmes paralela a exposição, cuja temática é relacionada a regimes autoritários no Brasil e em outros países.

O projeto Memórias Reveladas é uma iniciativa do governo federal, que já canalizou recursos para arquivos regionais em vários estados, recursos estes captados junto à Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Eletrobrás e BNDES.

Exposição Registros de uma guerra surda

Local: Sede do Arquivo Nacional
Praça da República, 173, Centro, Rio de Janeiro
Aberta ao público a partir de 04 de abril
Horário: das 8:30 às 18:00
Contato: 2179-1273 ou 21701360
Entrada franca
Seu encerramento ocorrerá em agosto de 2011

Para ver a programação de filmes, consultar o site www.memoriasreveladas.gov.br ou www.arquivonacional.gov.br

3 comentários:

  1. Essa eu quero ver.
    Quero ver o que vou ver por lá ou se não vou ver o que deveria ser mostrado.

    ResponderExcluir
  2. Quando vocês publicaram o artigo Apagão de Wladimir Hersog eu disse que não tinha me surpreendido ao saber que quase nada sobre ele está disponível para pesquisa, pois acredito que nesses anos passados tudo que fizeram foi destruir e apagar esse período de horror da nossa história.
    Gostaria muito de poder ir a essa exposição para constatar que eu estou errada.
    Gostaria muito!

    Em tempo, estão com estréia marcada, hein. Parabéns.

    ResponderExcluir